1ª BARATONA DA TIJUCA



À primeira vista o termo ‘Baratona’ pode representar no imaginário de muita gente a associação com aquele inseto nojento de seis patas, que as mulheres têm verdadeiro pavor. Mas para um grupo de boêmios da Grande Tijuca, a ‘Baratona’ é na verdade um desafio aos seus limites etílicos. No próximo dia 12 de fevereiro (domingo), em um circuito composto por 11 bares, esses heróis do copo vão tentar consumir 42 tulipas de 200 ml, ou seja, aproximadamente nove litros de Chopp, em um período de cinco horas. Resta saber se as mulheres terão medo desta ‘Baratona’, já que também ocorrerá uma versão feminina com o consumo de 21 tulipas com a mesma medida.

Biriteiro convicto, o administrador de empresas, Leonardo, 26, vive a expectativa de sua primeira Baratona. “Não há oportunidade melhor do que essa para apreciar deliciosos litros de chopp e ao mesmo tempo converter tudo isso em energia. Vai ser uma verdadeira maratona, vamos nos manter bêbados e ficar em forma!” – disse o futuro ‘Bartleta’, considerado um dos favoritos a completar o percurso.

Batizada como a 1ª Baratona da Tijuca, a iniciativa tem um caráter pré-carnavalesco e pretende mobilizar os frequentadores dos bares tijucanos e adjacências. Já são mais de 20 inscritos. Apesar de ser uma brincadeira, a competição vai ter um regulamento e fiscais para acompanhar o decorrer da prova. Para dar um tom musical ao evento, integrantes da bateria da São Clemente vão rufar seus tambores e tamborins  na largada e chegada da prova.

Idealizador da Baratona tijucana, Aluízio Costa, analista do mercado financeiro, 38, se mostra ambicioso e politicamente correto para o desafio: "Venho me preparando a vida inteira para esse evento... se nos 100m tem "Usain Bolt" no copo tem Aluízio Costa", inclusive estou incentivando a minha esposa a participar da meia... Brincadeiras a parte o evento tem como prioridade a celebração da amizade e da paz, lembrando sempre se beber não dirija!" – informa o organizador, fazendo um chamado para as biriteiras de plantão.

Pelo regulamento, o ‘Bartleta’ terá o tempo máximo em cada bar de 5 minutos por chopp consumido, assim serão 5 minutos multiplicados pelo número de chopes obrigatórios em cada bar. Quem não conseguir completar o percurso sozinho ou apresentar sinais de “descontrole” poderá a qualquer momento por determinação dos juízes ser excluído da prova, ou seja, o ‘Bartleta’ deve completar a prova com suas próprias pernas e não pode chegar no último balcão de ‘gatinho’. Vale lembrar que o competidor não pode descarregar sua bexiga nas ruas.

Circuito de bares a ser percorrido:
Salete, Chico, Caçador, Sol Nascente, kentai, Sindicato do Chopp, Na Brasa Columbia, Columbia, Conversa Fora, Odorico e Bom de papo.


   Dia: 12 de fevereiro de 2012 (domingo)
Local: (início) Restaurante Salete – Rua Afonso Pena, 189 - Tijuca
Horário: 12:00 às 17:00
Inscrições: baratonatijuca@gmail.com

10 comentários:

  1. Quero participar, porque o Sindicato do Chopp não esta na relação.

    Rosane e-mail rosane.cardoso.lopes@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosane.
      O Sindicato do Chopp está incluído em nosso roteiro. Em breve colocaremos aqui no blog o mapa com os bares participantes.

      Excluir
  2. legal...poxa também o Bar do Pavão na PÇ dos Cavalinhos não está na lista....chopp geladíssimo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cris
      O bar do Pavão não esta fazendo parte da Baratona por está muito longe da rota dos baratonistas, que é pela região da praça Afonso Pena.

      contamos com a sua presença nessa baratona!

      Excluir
  3. Com certeza, quem conseguir completar o circuito vai virar uma lenda tijucana.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Vocês já tem data para a baratona 2013? Como faço para me inscrever?

    André Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?

    Quando será a próxima Baratona?

    Sou do Na Tijuca e gostaria de divulgar o próximo evento.

    Obrigada!
    Vivian

    ResponderExcluir